• Bem-Vindos à minha
    Biografia Estética

    Translate it

    Pages

    A coroa da justiça


    Atividades realizadas na Escola Bíblica da Primeira Igreja Batista de Niterói

    Histórico

    Encontrei, em 2013, a juventude da PIBN sob a liderança do pastor Sérgio Dias. Naquele período, ele era o único professor. Todavia, com o passar do tempo, ele identificou nas falas, ações e colaborações de alguns jovens, potenciais professores para ajudá-lo, ensinando nas classes.

    Desde aquele ano, o conteúdo das lições têm sido a leitura da Bíblia; um capítulo por Domingo, com a análise/comentário dos versículos. O planejamento era ler o livro de Atos, todas as cartas do Novo Testamento e o Apocalipse.

    "No início de Romanos", o pastor Sérgio me convidou para liderar a EBD da Juventude. E, mesmo após sua saída, segui as orientações de outrora, lendo atualmente (2017) o livro de Apocalipse (que terá sua leitura completa daqui há dois Domingos). - Maranata!

    Características das atividades

    • Quanto à organização - Permanecemos com o grupo de professores escolhido pelo pastor;
    • Quanto ao espaço utilizado - A EBD da Juventude utiliza a Sala da Juventude (501);
    • Quanto à frequência - Média de 10 alunos por Domingo;
    • Quanto à didática - Utilizamos a didática discipular, não conservadora, evidenciada pela benção termos licenciandos de diferentes áreas do conhecimento em nosso corpo docente e seminaristas;
    • Quanto à metodologia - Utilizamos a aula expositiva, variando a metodologia de acordo com a conveniência do assunto da semana.
    • Quanto ao currículo - A priori, a Bíblia como guia de fé e prática. Nas aulas procuramos identificar e apontar os princípios bíblicos constantes nas relações interpessoais e com o ambiente. Assim, pela mediação da palavra de Deus, torna-se possível enxergar que: tudo ao nosso redor, independente das particularidades, se refere ou se afasta da Palavra de Deus. O que promove uma vida de meditação constante e comunhão ininterrupta com o Criador.
    • Quanto aos recursos e ferramentas - Utilizamos a leitura direta da Bíblia em variadas versões de tradução, apoiando-se sempre na análise do grego ou hebraico, no auxílio dos comentários bíblicos de teólogos de grande expressão, tais como Barclay, Moody, etc; além dos contextos históricos e culturais que envolvem o texto bíblico.
    • Quanto ao relatório e prestação de contas - "Esta viagem é mesmo necessária?"
    • Quanto às reuniões e encontros - Os professores se reúnem virtualmente para tratar do foco a ser dado em cada lição, a fim de manter a coesão do apresentado. Recentemente nos reunimos fora do ambiente da igreja para fazer estudos e/ou caminhadas.

    Depois do Fim

    Devido à avaliação positiva da metodologia que temos utilizado, após a leitura do Apocalipse, sugeri a leitura dos chamados Livros Sapienciais. O objetivo é identificar e apresentar naqueles textos a propedêutica do que viria a ser o cristianismo.
    Para tal, adquiri o livro La Biblia Comentada por los Padres de la Iglesia - Volume 10 - Proverbios, Eclesiastés e Cantar de los Cantares. Ed. InterVarsuty. 2005. Thomas C. Oden e J. Robert Wright.
    O projeto, porém, foi substituído pela proposta do pastor Douglas, de aderir à uma literatura com o tema "panorama bíblico", também de nossa indicação.
    Contribuímos por mais um ano e, às portas da pandemia (2019), deixamos de lecionar.

    Termino ciente de que não há palavras que possam traduzir o que vi e vivi na Escola Bíblica Dominical.
    - Glórias a Deus, pelo manifesto aumento do amor pela Palavra e pelo encontro da Paz, proporcionada pelo conhecimento da Sua vontade.

    Obrigado, fellows: Aline Xavier, Pedro Veiga, Wallace Carvalho e Pablo Sant’ana. 

    What a group!




    0 Comments:

    Postar um comentário