• 天の道を往き、全てを分かる男

    Ok, Google!


    ..há três postagens sobre o Google aqui no blog: 
    1. Google. This is my planet (03/06/2011) - onde eu escrevo sobre meus passeios virtuais pelo Google Earth e lembro de uma campanha publicitária da Reebok que marcou minha adolescência.
    2. O Google "caiu" (26/11/2012) - Breve reflexão sobre a reação das pessoas quando o Google ficou fora do ar por algumas horas.
    3. U.S.A. | 同じふねの旅人だ (25/04/2019) - Divulgação do vídeo sobre meu lugar preferido no Rio de Janeiro; requisito para participar do evento Google Connect Live, em San Jose, Califórnia.
    - Bem, esta é a quarta:

    Sem planos, sem expectativas, apenas uma imensa vontade de viver o máximo que eu pudesse, aprender tudo o que fosse possível em tão curto espaço de tempo. Isso eu o que dominava meus pensamentos desde o dia 3 de junho, quando recebi o e-mail com o assunto: "You are in!" 


    Uma estadia tão curta em terras estrangeiras tornou-se grande e, de certa forma, ainda permaneço lá, pois estou conectado a todos aqueles que passaram por ali.
    Tive inúmeras surpresas, intenso aprendizado e conheci pessoas que marcaram minha vida e minha forma de ver o mundo.

    Ainda no grupo do Telegram, eu já tinha percebido o quanto cada participante trazia algo diferente. Com eles aprendi muitas coisas novas, nomes de feriado em seus países, pessoas importantes para as suas culturas... Ficava ansioso para, ao final do dia, ler as centenas de mensagens; saber o que estava acontecendo e conhecer mais sobre cada um.

    O famoso gif da série Seinfeld compartilhado por nós quando algum dos participantes obtinha o visto aprovado.

    O Connect Live 2019 foi incrível! De facto, uma masterclass de como fazer um evento internacional, extremamente organizado, ciente de tantos detalhes que, bastava olhar para o ambiente e ver o quão dedicado eram os profissionais que trabalhavam para tudo aquilo acontecer.
    Parabenizo e agradeço imensamente a todos eles, não só pelo seu serviço prestado, mas pela forma tão carinhosa que nos receberam.

    Outro ponto que destaco foi a possibilidade de conhecer e conversar com Googlers. Sentar e dialogar com eles foi uma oportunidade incrível, pois certamente seriam pessoas inacessíveis profissionalmente para mim; mas estavam ali, ouvindo minhas ideias com atenção.
    Me senti muito privilegiado nestes momentos.
    Google Office Workshop - Experiências de comunicação e contribuição em aplicativos, e-mail e notificações.
    Impossível não fazer referência (ou reverência) ao time do Japão, o qual me adotou como parceiro desde o momento em que me apresentei na chegada, quando aos poucos tentava me fazer compreendido no idioma deles. Minha gratidão pela paciência, recepção e cordialidade tão próprias da cultura japonesa. Me aproximar de pessoas que vivem uma cultura que eu amo tanto foi um bônus deste evento.

    普通なプリクラ写真でしょう?

    Minha paixão pelo Japão também foi contemplada com um workshop no restaurante Kazoo, que fica no bairro japonês de San Jose (Japantown). Além de aprender muito em como contribuir melhor no Maps com as Googlers e os Local Guides, tive uma experiência gastronômica inesquecível. Pude conhecer os proprietários daquele restaurante e interagir no idioma deles. 
    Uma curiosa coincidência é que o nome da proprietária é escrito com o mesmo Kanji que eu escolhi para o nome da minha filha, mesmo com leituras diferentes o destino das duas é brilhar! 
    Este tipo de situação fez a experiência tomar proporções inimagináveis.

    Eu, Teruko Kagayaku e Terri Ann.
    Foto by Terri
    As festas programadas e os momentos no Lounge do Hotel foram igualmente especiais. As conversas com os Local Guides em circunstâncias mais relaxadas permitiram conhecer seus interesses pessoais, falar abertamente sobre assuntos variados, conhecer o cotidiano de cada um; quem é um Cat Lover, quem foi pai recentemente (recebendo dicas de quem é mãe de gêmeos), quem lutou contra uma doença recentemente, etc. 

    Obs.: O #TeamBrazil incluiu uma festa no calendário do evento. A bus party foi algo que poderia dizer... Bem brasileiro. Amo vocês conterrâneos!

    Selfie no "ônibus da festa" momentos antes da festa começar
    Foto by @LuigiZlegenda
    Ainda sobre as festas, foi a primeira vez que eu fui em um clube, numa balada, como dizem. Sair à noite com amigos para ouvir musica, conversar e beber era algo inédito para mim. 

    Na entrada da Forager
    ←Tom,↑Jess, ↓Sarah, → Eu
    De início fiquei observando as pessoas, mas não demorou muito para conseguir companhia na pista de dança. Ainda arrisquei um passo coreografado com um cara do Staff (e deu certo!). 
    Tudo isso antes de ter o privilégio de subir ao palco e tocar percussão com o DJ e banda. 


    Engraçado que eu não tinha ideia de como agir naquele ambiente, tanto que, ao descer do palco, perguntei se eu estava me comportando bem na balada.
    Que bom que a resposta foi muito positiva.

    Encerrando o evento, tivemos um brunch e uma premiação; pude ver quão grandes contribuintes existem na nossa comunidade. 
    Ver seus números serviram de motivação para continuar contribuindo.

    Brunch de encerramento no Hotel San Jose Marriot
    Trago desse evento um novo olhar para as coisas, novas sensibilidades, critérios técnicos para um trabalho melhor, contribuir mais e ajudar melhor as pessoas.

    Não houve um momento em que minha mente parava de funcionar e relaxava pedindo descanso; pelo contrário, foi difícil dormir durante aqueles dias. Eu queria estar atento a tudo, ouvir sons, experimentar coisas, ver coisas novas, interagir com pessoas,... tudo era tão excitante que o cansaço passou longe de mim.


    Obrigado por está experiência para a vida!
    Espero poder rever todos, em algum lugar do mundo, muito em breve.


     

    Música

    O profeta do Óbvio