..antes mesmo de "Os Simpsons" nos fazer rir com suas críticas à sociedade americana (e demais sociedades), alguns desenhos animados já nos proporcionavam mensagens subliminares nesse sentido.
E apesar da imagem que escolhi para esta postagem ser associada à algo mal, seu propósito serve justamente para o contrário.
Num dos períodos em que os Estados Unidos estavam em guerra, o exército americano orientou os cidadãos a economizar recursos, a fim de usar a riqueza nacional para abastecê-los durante o conflito.
Segundo o governo: "Era um mal necessário."
Num dos episódios de Woodpecker (Pica-Pau), o protagonista vê uma placa na estrada com essa informação.
"Economize gasolina e pneus! Esta viagem é mesmo necessária?"
Então, foi dada a brecha para a crítica à atitude do governo americano;
"Eu sou um mal necessário!"..a expressão "demoníaca" do personagem referia-se (e ainda refere-se) às atitudes diabólicas (sem aspas) do seu país. O qual submetia seus cidadãos a um racionamento abusivo (sem falar na atual indústria do medo e outros terrorismos) em função de uma guerra sem sentido [como se houvesse sentido nesses conflitos].
Vi e li muita crítica negativa ao episódio, enquanto procurava por esta cena.
- Que sempre me chamou a atenção; e que, claro, tem a mesma frase outrora criticada:
Os críticos eram majoritariamente cristãos, que.. enfim, nem vale a pena escrever aqui o diziam do personagem [só porque ele diz "Eu sou um mal necessário" com uma cara de demônio].
Eu sempre digo: "Desenho animado não é coisa de criança!"
[São feitos por adultos].
Assistir um desenho é momento em que pais e filhos podem ter entretenimento juntos (assim como vídeo-game, jogos de tabuleiro, conversas na mesa de jantar, ...) e através do que está sendo assistido, conversas nascem e o aprendizado cresce; estas discussões são fomentadas pelo está sendo exibido.
Infelizmente o povo sofre com a ignorância.
Chamam de Diabo o Pica-pau, sem enxergar os Demônios que fazem (e mantém) eles pensando assim.
"Não existe mal que seja necessário, Sayuri"
Mauricio Maximino, 2009
Postar um comentário
2 Comentários
Mas o conceito de mal necessário era usado na propaganda do governo então? É essa a referência?
ResponderExcluirExatamente, caro Anónimo. O desenho critica o racionamento obrigatório (mal necessário) por uma guerra arbitrária (chamada de bem).
ExcluirSe trata, todavía, do contrário.